domingo, 29 de junho de 2008

Ano Paulino em Portugal


Bispos admitem que a Igreja de hoje «tem dificuldade em anunciar Jesus Cristo a uma sociedade cada vez mais secularizada»

Por ocasião do Ano Jubilar dedicado ao Apóstolo Paulo, nos 2000 anos do seu nascimento, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) publicou uma nota pastoral intitulada “Ano Paulino, uma proposta pastoral”, na qual assinalam que a Igreja de hoje “tem dificuldade em anunciar Jesus Cristo a uma sociedade cada vez mais secularizada”.

Numa reflexão sobre a “corresponsabilidade dos cristãos na missão da Igreja”, a CEP afirma que “a importância e especificidade do ministério ordenado não pode significar a clericalização da Igreja”. O documento lembra o trabalho do Apóstolo na “nova fronteira da evangelização”, frisando que “este alargar do horizonte do anúncio do Evangelho é o desafio feito à Igreja por João Paulo II, lançando-a para uma nova evangelização”.

Para os Bispos, as sociedades actuais “estão profundamente marcadas pelo hedonismo e pelo materialismo, reduzindo o problema de Deus ao arbítrio e à decisão humana, fiel a ritos, mas incapaz de reconhecer o Deus vivo e transcendente”. 

“A Igreja também hoje corre o risco de limitar o anúncio de Jesus Cristo àqueles que continuam no seu redil, compreendem a sua linguagem e conhecem as suas leis”, alerta a CEP.

Destacando a “fidelidade de Paulo a Jesus Cristo”, os Bispos portugueses falam de “caminhos de conversão para todos os evangelizadores, também eles chamados a deixarem-se possuir por Jesus Cristo para poderem anunciar o Seu Evangelho.

A nota justifica esta necessidade afirmando que “o alargamento do anúncio do Evangelho aos descrentes e aos que abandonaram a vida cristã, supõe evangelizadores com as características exigidas pela nova evangelização”. 

“No dizer de João Paulo II, esses evangelizadores têm de ser possuídos de um novo ardor, porque o seu testemunho é um primeiro anúncio de natureza querigmática. As Igrejas de Portugal necessitam de repensar estes dois elementos da nova evangelização”, pode ler-se.

Para a CEP “é preciso identificar, preparar e enviar esses evangelizadores. Na pedagogia e nas atitudes a primeira evangelização é diferente da catequese. E muitas crianças, jovens e adultos que inserimos nas nossas catequeses organizadas, precisavam desse anúncio querigmático”.

“O Ano Paulino oferece-nos estímulo para aperfeiçoar a nossa catequese e conceber a acção pastoral como um meio de aprofundar um processo contínuo de iniciação cristã”, refere.


Evangelização

Os Bispos procuram deixar claro que “evangelizar não é uma estratégia e não se reduz a um programa: é uma paixão de amor por Jesus Cristo e pelos nossos irmãos e irmãs”.

“Com Paulo, o ardor da evangelização brota da sua paixão por Jesus Cristo. O encontro com Cristo na estrada de Damasco mudou a sua vida”, lembram.

Frisando que “o primeiro anúncio é de Jesus Cristo salvador, morto e ressuscitado”, a nota lembra que o Apóstolo teve a particularidade de se adaptar aos destinatários, em particular aos não judeus: “Ousou mesmo, sem recusar o diálogo, enfrentar o mundo da cultura helenista, marcada por várias sabedorias e pelo sincretismo filosófico e religioso. Foi talvez a sua pregação no Areópago de Atenas que o levou a convencer-se mais de que só com as sabedorias humanas não se chega à sabedoria da Cruz”.

Depois de afirmarem que “a fé é o grande acontecimento da vida do cristão”, os Bispos portugueses defendem um caminho catequético que leve “à identificação com Cristo”, lembrando que “Paulo não separa a vida pessoal do cristão da vida da Igreja: o cristão caminha em Igreja e não é apenas o indivíduo que se identifica com Cristo, mas toda a Igreja se identifica com Cristo”. 

Para viver este período, a CEP publica um itinerário catequético, de 52 semanas, intitulado “Um ano a caminhar com São Paulo”. Apresenta um tema para cada semana do ano e destina-se, além das pessoas individualmente, às famílias, aos grupos paroquiais, à pastoral juvenil e aos Movimentos.


A 25 de Janeiro de 2009, na festa litúrgica da conversão de São Paulo, será organizada uma grande celebração nacional nesse dia, na Igreja da Santíssima Trindade, em Fátima.

Nenhum comentário: